Programa Bolsa Permanência MEC (2)

MEC anuncia oferta de novas vagas para o Programa Bolsa Permanência (PBP)

Por JOSIANE RIBEIRO . Em 30/05/23 10:12. Atualizada em 22/06/23 13:16.

Clique e saiba mais!

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis - PRPE/UFCAT informa que o Ministério da Educação (MEC) divulgou a Portaria Nº 09, de 9 de maio de 2023, que dispõe sobre a oferta de novas bolsas e abertura do prazo para análise da documentação de elegibilidade da/o estudante ao Programa de Bolsa Permanência - PBP, para estudantes indígenas e quilombolas, matriculadas/os em cursos de graduação presencial ofertados por Instituições Federais de Ensino Superior - Ifes.

Sendo assim, as/os estudantes que pretendem solicitar a Bolsa Permanência já devem organizar antecipadamente a documentação necessária para a realização da inscrição no PBP, visto que o Sistema de Gestão da Bolsa Permanência - SISBP será aberto para novas inscrições no período de 3 a 30 de junho de 2023.

 

Inscrições pelo site: www.sisbp.mec.gov.br

Período de inscrições: 3 a 30 de junho de 2023.

Documentos necessários para a inscrição da Bolsa:

Documento Indígena Quilombola
1 Termo de compromisso devidamente assinado pela/o estudante   Clique aqui
2 Auto declaração da/o candidata/o Clique aqui Clique aqui
3 Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas da/o candidata/o Clique aqui Clique aqui
4 Declaração de pertencimento étnico e de residência da/o candidata/o (esse documento poderá ser substituído pela Declaração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas - FUNAI ou Declaração da Fundação Cultural Palmares, a depender, respectivamente, de ser estudante indígena ou quilombola, bem como, de acordo com a documentação apresentada no requerimento da bolsa permanência) Clique aqui Clique aqui
5 Declaração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) que a/o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena (doc. 4) Documento obtido diretamente na FUNAI
6 Declaração da Fundação Cultural Palmares que a/o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola (doc.4) Documento obtido diretamente na Fundação Cultural Palmares

Obs.: É importante seguir os modelos, para que não ocorram erros de informação, os quais podem invalidar a inscrição. 

Os documentos originais deverão ser enviados via e-mail, em formato pdf, para atendimento.prpe@ufcat.edu.br, no assunto do e-mail deverá conter: Inscrição Programa Bolsa Permanência (PBP) 2023 – Nome da/o estudante e matrícula. Os documentos impressos também deverão ser entregues na Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRPE) imediatamente após a inscrição. A autorização da inscrição está sujeita à entrega e validação destes documentos.

Importante lembrar que a apresentação de informações ou documentos falsos, em todo ou parte, configura crime e está sujeito a penalidades legais.

Os novos cadastros, segundo o art. 3º, § 3º da Portaria MEC nº 09/2023, poderão ser homologados no período de 07/06/23 a 16/07/23.

Links

- Portaria MEC nº 389/13: http://sisbp.mec.gov.br/docs/Portaria-389_2013.pdf

- Portaria MEC nº 09/2023: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-9-de-9-de-maio-de-2023-482264767

- Perguntas e respostas sobre PBP: http://sisbp.mec.gov.br/faq

 

Para mais informações, por gentileza, encaminhar e-mail para atendimento.prpe@ufcat.edu.br ou entrar em contato pelo telefone 64 3441-5333.

Fonte: PRPE

Categorias: Notícias